Biografia

Vamos falar um pouco de Daniel Musy, Dan para os mais próximos. Nascido em Brasília há 35 anos, sua cidade natal já lhe dá boa companhia no ramo: o distrito federal é um dos principais berços do chamado BRock (Cássia Eller, Renato Russo, Philippe Seabra etc), surgido nos anos 80, e a cada ano que passa a capital federal consolida-se de maneira mais forte como referência em choro.
Dan foi estudar na Berklee College of Music, Massachussets, a maior faculdade independente de música do mundo. E lá ele se junta a mais uma turminha da pesada. Foram alunos da mesma escola: Quincy Jones, Diana Krall, Abraham Laboriel e Brandford Marsalis, para citar apenas alguns pesos-pesados da música internacional de qualidade.
Entre os ex-alunos brasileiros abrimos a lista com Leo Gandelman, uma espécie de guru inspirador e entusiasta do trabalho de Dan. Victor Assis Brasil e Zeca Assumpção somam-se a Musy no hall de ex-habitués daqueles corredores universitários em Boston city. Já sabemos portanto que sua biografia o coloca entre grandes do planeta.
Perseverante e dedicado como todo nascido a 17 de novembro, Dan começou a estudar sua arte aos sete anos na Escola de Música de Brasília. Formou-se no curso técnico de violão erudito e saxofone e em 92 partiu para os EUA, de onde voltou bacharel em saxofone, produção musical e engenharia de áudio.
Como acontece na história de qualquer protagonista, ele chegou a recusar convites para atuar no Rio de Janeiro, mas o destino foi implacável e Daniel finalmente mudou-se para o Rio em julho de 2003. “Eu estava bem, trabalhando muito, mas houve um momento em que foi impossível dizer não à oportunidade”, relembra.
Alternando entre o áudio e o sax, conviveu em terras cariocas com uma lista de consagrados: Torcuato Mariano, Jorge Vercilo, Leila Pinheiro, Leo Gandelman, Moogie Canazio, Isabella Taviani, Hamilton de Holanda etc. Mas o fato divisor de águas chegou ao final de 2004, quando foi convidado pelo Roupa Nova, por indicação do seu padrinho musical Milton Guedes, para integrar a turnê RoupAcústico como saxofonista, flautista e gaitista.