Notícias

JORNAL DE JUNDIAÍ


PARCERIA/ROUPA NOVA
24/6/2009
Saxofonista lança primeiro CD solo


DIVULGAÇÃO


O saxofonista Daniel Musy conta que é um
privilégio gravar um CD com os sucessos
do grupo Roupa Nova, ao lado dos próprios
músicos




Aos 35 anos, o saxofonista Daniel Musy - que há cinco anos se apresenta junto com o grupo Roupa Nova - lança seu primeiro CD solo, intitulado "Roupa Nova Convida Daniel Musy". O álbum é um trabalho instrumental inédito, que conta com a participação especial de ninguém menos que o próprio Roupa Nova (RN).

"Não é simplesmente um CD em homenagem a uma banda. É um álbum que traz 12 versões instrumentais (saxofone, flauta e gaita) das canções do grupo pelo qual sempre tive incondicional admiração, contando com a participação de seus integrantes em todo o processo de criação e gravação. Aliás, este é um dos grandes diferenciais deste trabalho", salienta, orgulhoso, o saxofonista, em entrevista ao JJ Regional.

Natural de Brasília (DF), Daniel Musy conta que se mudou para o Rio de Janeiro (RJ) a convite dos músicos do RN. Para Daniel, é uma honra tocar ao lado deles. "Sou privilegiado por integrar esta harmoniosa família e, sem dúvida, esta união já gerou ciúme em muitos dos meus amigos, incluindo Leo Gandelman, uma espécie de guru e entusiasta da minha carreira", admite o simpático músico.

De acordo com Daniel Musy, depois que ele foi para o Rio, o Roupa Nova tornou-se, literalmente, a sua família, uma vez que eles passam de 130 a 140 dias em turnê por todo o País. "Abandonei toda a vida que tinha em Brasília e fui acolhido pelo grupo. Eles (os seis músicos do RN) são excepcionais!", confessa. Para o saxofonista, o CD "Roupa Nova Convida Daniel Musy" representa uma experiência musical superior a qualquer outra.

O álbum - Este primeiro trabalho solo de Daniel Busy é composto   por 12 sucessos históricos do Roupa Nova, como 'Anjo', 'A Viagem', 'Volta Pra Mim', 'Linda', 'A Força do Amor' e 'Seguindo no Trem Azul', entre outros greatest hits da banda.
Mais detalhes sobre a carreira do saxofonista, você encontra  no site www.fcdanielmusy.blogspot.com





CORREIO BRASILIENSE - 15/06/2009
  
INSTRUMENTAL
Som pop romântico


Irlam Rocha Lima 









Daniel Musy pertence a uma geração de instrumentistas que a partir do começo desta década tem projetado Brasília nacional e internacionalmente. Da mesma turma de André Vasconcelos, Daniel Santiago e Gabriel Grossi, integrantes do Brasilianos, grupo liderado por Hamilton de Holanda, ele tem se destacado, nos últimos anos, principalmente, como saxofonista do Roupa Nova.

A história de Musy junto à banda carioca teve início em setembro de 2004, quando, à convite de Ricardo Fegalhi, passou a tocar com ele e seus companheiros, na turnê do DVD RoupAcústico. Em 2007, foi convidado para gravar um CD, a ser lançado pelo selo Roupa Nova Music. “Outra vez foi o Feghali quem, depois de um show, chegou para mim e sugeriu a gravação de um disco, que viria a ser o meu primeiro registro solo, com versões instrumentais para músicas da banda ”, lembra.

Sob o título Roupa Nova convida Daniel Musy, o álbum foi lançado em abril e traz 12 faixas, entre as quais, A força do amor, Linda demais, Clarear e Canção de verão. “Como houve a participação do pessoal e a agenda deles está sempre repleta de compromissos, as gravações foram feitas sem pressa, entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008”, explica.

Ele diz que a escolha do repertório não foi fácil. “Diante da extensa obra da banda, com várias músicas consagradíssimas, tivemos certa dificuldade para chegar às 12 faixas selecionadas, prevalencendo as mais românticas. Gosto muito do resultado obtido, mas acabo tendo preferência pelo que fiz em Anjo, A viagem e Seguindo o trem azul”, revela.

Musy é bacharel em saxofone e produção musical pelo Berklee College of Music, de Boston (EUA). “O curso teve dois anos de duração e foi feito entre 1990 e 1992. Na escola, havia um grande auditório para apresentações de professores, alunos e, eventualmente, instrumentistas renomados. Foi lá que assisti a um show de David Sanborn, saxofonista americano referencial para músicos do segmento pop em todo o mundo”, conta.

Ao voltar a Brasília, Musy criou a banda Bigroove, com a qual gravou o CD Pra balançar o esqueleto, produzido por Milton Guedes. “O Milton é uma pessoa importante em minha carreira. Foi ele quem falou de mim para o Feghali, no momento em que o Roupa Nova precisava de um saxofonista para substituí-lo, depois de ter gravado Acústico”. Na cidade, o músico havia trabalhado como produtor com Hamilton de Holanda, Eduardo Rangel, Natiruts, Mira Reggae e Auravil, e era sócio do estúdio Audiotech com Marcelo e Léo Brandão, na 704 Norte.

O saxofonista estreou no Roupa Nova no início da turnê do RoupAcústico, no Olímpia, em São Paulo. Esse encontro com o poderoso sexteto pop, Musy vê como “amor à primeira vista”. Nos shows, o grupo abre espaço para quatro solos do saxofonista.

“Essa conquista eu dedico a Brasília, minha cidade natal, onde, desde cedo convivi com impressionante diversidade cultural e fiz parte de uma geração de músicos que hoje são reverenciados pelos maiores nomes da MPB e pela crítica especializada”, conclui.


ROUPA NOVA CONVIDA DANIEL MUSY

CD do saxofonista brasiliense com a participação do Roupa Nova. Lançamento do selo Roupa Nova Music, 12 faixas, preço médio: 29,90. 


REVISTA SAX E METAIS - ANO 2009